POLITICA DE COOKIES

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

Últimas

O projeto "Once Upon a Time" abriu as portas do mundo imaginário em inglês

img-5065-1915111714.JPG
O entretenimento digital é apresentado cada vez mais cedo às nossas crianças. Bebês aprendem a falar e recebem os primeiros estímulos de cores e formas através de telas touch screen. As letras pulam de aplicativo a aplicativo auxiliando na alfabetização. Filmes, séries infantis, musicais são facilmente deglutidos como bananinha amassada. Tamanha facilidade para entreter os pequenos, que estas pequenas maravilhas chamadas tablets são chamadas por algumas mães de "as melhores babás"... Sim! O entretenimento digital é legal, mas não deve ser a única forma de diversão das nossas crianças. 

Não pretendemos abrir uma discussão sobre este tema aqui, muito se pode refletir sobre este assunto aqui mesmo na internet, lendo ótimos textos escritos por excelentes autores! Apenas gostaríamos de reforçar a importância de manter alguns velhos e bons hábitos enquanto estivermos com nossas crianças.

Por isto e também por muito amor ao mundo dos livros que o CEI Flora resgatou a contação de histórias através do projeto "Once Upon a Time".

Decisiva para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, a contação de histórias cria ambientes de encantamento, suspense, surpresa e emoção, no qual o enredo e os personagens ganham vida, transformando tanto o narrador como o ouvinte. O ato de contar histórias envolve todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura a partir da percepção de cada um.

Contar histórias incentiva não somente a imaginação, mas também o gosto e o hábito da leitura; a ampliação do vocabulário, da narrativa e de sua cultura; o conjunto de elementos referenciais que proporcionarão o desenvolvimento do consciente e subconsciente infantil, a relação entre o espaço íntimo do indivíduo com o mundo social, resultando na formação de sua personalidade, seus valores e suas crenças.

Nosso projeto atingiu seu objetivo neste primeiro semestre de estreia! Muitos livros saíram das estantes para abrir as portas do mundo imaginário das nossas crianças, e olha que não é pra qualquer um explorar este mundo imaginário em inglês, não é?

Pois bem! Deixaremos uma tarefa de casa para as férias: Muitos filmes, séries, jogos e vídeos (também em inglês) nos tablets e celulares. Mas também muito colo, olho no olho, cosquinhas e risos. Protetor solar, bolas, bonecas e rodinhas! E livros também, porque não? O mundo é muito mais que digital!

 

Informações técnicas baseadas no artigo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227