POLITICA DE COOKIES

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

Últimas

Halloween: um pouco da sua história

happy-halloween-pictures-2017-1-3413130.jpg
O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os Celtas que viveram na região onde hoje fica a Irlanda, a cerca de 2500 anos. 
Desde a Antiguidade, várias festividades populares vem cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. O carnaval é um claro exemplo disso, antecedendo toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All Hallow's Eve", que significa a “véspera de todos os santos”.
O Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte, e é ainda a véspera do Dia de Todos os Santos (01/11). 
Para os celtas, o 1° de novembro era cercado de um valor sagrado e extremamente positivo. Este povo antigo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditava que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “Halloween” nasce como uma preocupação simbólica, uma festa cercada por figuras estranhas e bizarras com o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas. 
O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, em 1840. Os vínculos com a tradição celta, e mesmo com a religiosidade foram se perdendo com o passar dos anos. Atualmente, o Halloween é mais uma tradição de cunho comercial. No dia 31 de outubro as crianças saem para a rua fantasiadas, batendo na porta das casas, e dizendo a frase tradicional: “travessuras ou gostosuras”, para ganhar doces. Entre os adultos, é comum a decoração das casas e a troca de presentes.
O Halloween foi difundido pelo mundo pelo cinema americano. No Brasil, além da televisão, as escolas de idiomas introduziram a festa entre as crianças e os jovens como o intuito de apresentar uma festa tradicional da cultura americana. 
Na Idade Média, a tradição era motivo de perseguição e condenação (à fogueira) por parte da Igreja. Foi na época da Inquisição que o nome “Dia das Bruxas” foi adotado, e que a Igreja criou o Dia de Finados (dia 2 de novembro).
Em declaração feita no ano de 2009, o Vaticano condenou o Halloween como uma festa perigosa carregada por vários elementos anticristãos. No Brasil, observamos que algumas pessoas torcem o nariz para a comemoração do evento por entendê-lo como uma manifestação distante da nossa cultura. No fim das contas, muito se diz a respeito, mas poucos são aqueles que examinam minuciosamente os significados e origens de tal festividade.
Texto compilado de publicações de Rainer Sousa e Thais Pacievitch