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Metodologia

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FLORA'S METHOD

 

Desenvolvido em Goiânia - GO por Flora Silva, esse método se iniciou nos anos 60 para aprimorar o inglês de alunos em escolas regulares. Usando sua experiência como professora primária e na tentativa de suprir a necessidade dos seus alunos, Flora desenvolveu seu método apoiada na forma como aprendemos nossa língua materna.

 

A primeira fase (FLORA KIDS e PRE I) do curso dura em torno de quatro anos. Nessa etapa é trabalhada a habilidade oral e interesse pela língua inglesa, e o aluno através da “repetição inteligente” memoriza padrões estruturais do idioma que são, então, usados por eles em suas produções próprias, as “short stories”.

 

Em uma próxima fase o aluno que já possui domínio de conversação é então alfabetizado. Nesta fase é necessário que o hábito do estudo diário já esteja implantado para que o aluno agregue novas estruturas, vocabulário e, posteriormente, gramática. Durante o curso todo a tarefa de casa é diária e sempre corrigida pelo professor.

 

O professor é modelo da língua alvo e o orientador da comunicação para que o assunto mantenha-se no nível do vocabulário da turma, fazendo os alunos pensarem em inglês e garantindo a participação de todos.

 

Em estágios mais avançados ele se torna mediador e promove situações nas quais os alunos debatem os assuntos em grupo aberto, um por vez, para que o professor corrija os erros e avalie os alunos. Lições gravadas em CDs servem de suporte em casa como forma de prática e memorização de estruturas padrões extra classe.

 

Os erros são evitados, porém vistos como parte natural do processo de aprendizagem. São corrigidos diretamente, “on the spot”, ou indagados com o intuito de desenvolver uma consciência da habilidade linguística em cada aluno. Algumas vezes somente um gesto, ou mesmo uma expressão facial gera a autocorreção do aluno sem perda de fluência.

 

Já em turmas mais avançadas, o professor pode esperar que o aluno termine o raciocínio lógico, evitando assim a quebra da fluência. A forma correta é sempre repetida até que a frase do aluno esteja correta em gramática, pronúncia e conteúdo. Os erros na parte escrita são corrigidos através da repetição sistemática das palavras e/ou expressões.

 

O professor orienta as perguntas a serem feitas em sala de aula em estágios iniciais. Os alunos questionam uns aos outros em “grupo aberto”. A partir de estágios intermediários, os alunos fazem perguntas e respondem as mesmas, sempre monitorados pelo professor.

 

O desafio é maximizar a prática, melhorando o ensino sem comprometer a avaliação. A competitividade natural de crianças e adolescentes é aproveitada em games com bastante frequência. Cabe ao professor ensinar e praticar o conteúdo dos livros e lições.

 

Perguntas e respostas fazem parte da dinâmica em sala de aula. São sempre usadas para ensinar e treinar vocabulário, bem como os pontos gramaticais. Nas fases iniciais os alunos apenas respondem. À medida que vão desenvolvendo suas habilidades dentro da nova língua, são orientados a perguntar e usam comentários cada vez mais extensos em suas respostas.

 

Cabe acrescentar que o fato de a escola exigir do aluno que ele assuma parte da responsabilidade por seu aprendizado é fator fundamental para o sucesso da metodologia. A disciplina e comprometimento cobrados são muito importantes para que o aluno realmente aprenda o conteúdo ensinado.